sábado, 14 de julho de 2007

poriferos, celenterados, platelminto e nematelminto

gente eh o seguinte esses reinos aew num dá pra botar aqui nao..estudem a tabela q ela deu e procurem a importancia das principais celulas bjus fui........

ja fiz muito hsaushuahsuah
___________________________________________________________________________________











Joao medeiros

poriferos, celenterados e platementito e nemalteminto

quarta-feira, 11 de julho de 2007

Angiospermas dicotiledoneas

Para a nutrição das plantas é necessário sais minerais no solo. Um bom solo para as angiospermas pode ser aquele que anteriormente existia plantas leguminosas, pois estas possuem em suas raízes bactérias que liberam para o meio, que no caso é o solo, Amônia essa amônia vai ser transformada por bactérias nitrificantes em nitritito e depois nitrato. O nitrato que fica no solo será absorvido pelas raízes das angiospermas.

Na raiz das plantas encontram se as seguintes estruturas, meristema, coifa, raízes laterais e zona pírifera. É a zona pirifera que vai puxar o h2o e os sais minerais das plantas, ou seja, vai puxar a seiva bruta, na seiva bruta vem o nitrato que as bactérias nitrificantes depositaram no solo e mais H2o e sais minerais. A seiva bruta vai então ser espalhadas pelas células das raízes por difusão, a seiva bruta esbarra nas estrias de caspary ( que são barreiras entre as células) o que com que a seiva bruta chegue rapidamente ao vaso xilemático.

Nas Angiospermas dicotiledônea o vaso xilemático que é responsável pela condução da seiva bruta se encontra no centro e os outros vaso condutor é o vaso floremático que é responsável pela condução da seiva elaborada.

Até um metro de altura a seiva bruta é empurrada através da capilaridade, que é o choque entre as moléculas de água. Acima de um metro a condução será dada da seguinte forma.
Com a presença da luz solar ocorre a abertura dos estômatos para poder haver a transpiração, como na transpiração a célula perde água e fica com muito soluto (hipertônica) assim ela puxa as substancias do vaso xilemático, assim a pressão osmótica faz com que a seiva circule.

Na folha com a luz solar além da abertura dos estômatos ocorre a quebra das moléculas de água fenômeno que libera oxigênio para atmosfera e Hidrogênio para as reações químicas da célula, O hidrogênio vai se juntar com as moléculas de atp e clorofila, com o ATP + CO2 + NADP2 vai forma a matéria orgânica ( C6H12O6), ou seja glicose.

*** glicose + sais = seiva elaborada que vai circular pelo vaso florematico e nutrir a célula

*** Quem descobriu o processo que ocorre com a seiva bruta foi Dixon, daí o nome teoria de Dixon.

E o da seiva elaborada foi Munch, daí o nome teoria de Munch.

*** Reações importantes

Luz+clorofila

CO2+H2O à C6H12+O2 ............O2 sendo liberado. ( fotossíntese)

O2+C6H12O6 à CO2+H2O +ATP (COMIDA)

Hormônios da planta

Auxina = Dominância apical ( quando ele esta presente não cresce galhos)

Giberelina = Serve para semente germinar Ácido Abcísico= Inibe a germinação da semente

Citocinina = Ela faz ramos e e alongamento da planta.

Etileno = Único hormônio gasoso, responsável por amadurecimento e queda das flores.

Movimentos da planta

Fototopismo: quando o crescimento do vegetal se dá influenciado por uma fonte de luz.
Geotropismo: quando a direção do crescimento do vegetal é resultado do efeito da gravidade.
Quimiotropismo: é a tendencia que as raizes dos vegetais de crescer em direção a uma fonte de estimulo quimico e que pode ser agua ou minerais. O tubo polínico também, por um estimulo químico cresce em direção ao óvulo.
Haptotropismo ou tigamotropismo: é a tendencia que tem as plantas trepadeiras voluteis e as gavinhas encontram em um objeto sólido de crescer em direção.

segunda-feira, 9 de julho de 2007

Reprodução de Basidiomicetos e Ascomicetos



Quem nunca jogou ou oviu falar do classico jogo do nitendo mario bros? que tem o cavalinho ehh esse mesmo, então vai dizer que não lembra que tinha um bonecquinho com a cabeça de cogumelo?
Então aquela cabeça do cogumelo é o corpo de frutificação de um fungo, um basidiomiceto, vamos ver como eles se reproduzem.

Basidiomicetos aspectos gerais e reprodução: Os basidiosmicetos são conhecidos popularmente como cogumelos e sao os fungos mais evoluidos, eles
se encontrar geralmente em locais umidos, plantas e materias organicas, os fungos são importantissimos na decomposição das materias.OS basidiosmicetos tem suas celulas ligadas mutio proximas, formando varios filamentos, esses filamentos são chamados de hinfas, e o seu conjunto de micelio. As "cabeças" (corpo de frutificação) dos fungos são formadas no período de reprodução sexuada, podemdo assumir varias formas e cores. Se vocês encontrarem um que tenha cor rosa com bolinhas amarelas me liguem por favor eu ro querendo ah um tempao xD
Re
produção: Os fungos podem se reproduzir de forma assexuada e sexuada.
Assexuadamente ele se reproduz por Fragmentaçã, que é quando o micélio se separa e da origem a outros.
Brotamento,
Leveduras como Saccharomyces cerevisae se reproduzem por brotamento ou gemulação. Os brotos (gêmulas) normalmente se separam do genior mas, eventualmente, podem permanecer grudados, formando cadeias de células.
Eporulação, é quando o fungo produz esporos, que são estruturas como uma capsula praproteger o esporo até o momento de melhor oportunidade para o esporo se reproduzir.

Reprodução Sexuada BAsidiomicetos, quando o micelio de sexo diferentes se encontram as suas hinfas, "meio que se apaixonam loucamente" e se unem formando um micelio com dois núcleos (binucleadas), por algum tempo essa uniao que provoca dois nucleos fica parada , até que entao os núcleos se unam em apenas um único(processo chamado cariogamia) Formam então um nucleo com o dobro de informaçõs originas (celulas diploides) e entao ocorre meioses e formam esporos haploides (metade dos genes da celula diploide nesse caso) esses esporos vão para uma estrutura denominada basidiósporos que ficam no corpo de frutificação, esses basidiosporos vao ser espalhados pela ação do vento e quando achar as condições adequadas vai liberar o esporo e germinar hinfas para iniciar novamente o ciclo de vida do fungo
Foto de basidiosporos fonte http://www.unicamp.br/fea/lsfm/imagens/image2.gif







Ascomicetos: essa é a foto de um ascomiceto, como vocês podem perceber a maior diferença visual é que eles não tem aquela "cabeça"
Reprodução: se reproduz basicamento pelos processos situadas nos basidios poros ( se você nao leu suba a pagina e leia) só que com pequenas diferenças, uma das é a caracteristica marcante, que é a formação de ascos, esses ascos vão ser formados quando as hifas começão a reprodução sexuada, esses ascos tem sua fase com dois nucleos mais rapida em relçao aos baisdiosporos, então depois de sofrer meiose ela dara inicio aos ascósporos que ao contrario dos basidiosporos que ficam expostos na superficei do corpo de frutificação, os ascósporos que ficam um pouco mais escondidos nos corpos de frutificação, os ascosporos sao eliminados e esplhados pelo vento, e quando encontrar o local apropriado eles liberam seus esporos para germinar outras hinfas.

-----FIM-----NAO SE LIMITE HA UMA UNICA FONTE

Doença de Chagas : barbeiro


A doença de Chagas é transmitida pelo barbeiro, ele transmite a doença quando ele dá uma "cagada" em você. Calma calma gente, não to queredendo dizer que a doença é causada qndo o barbeiro erra o corte do seu cabelo suahsuahu to falando do famaso barbeiro inseto!!!!! aquele tambem conhecido como chupão
vou botar uma foto dele aqui pera...rapidin




-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
AKIIIIII é esse o danado desde pequeno ate ele grande , o barbeiro ele ao se alimentar de mamiferos infectados, especialmente de bovinos que são reservatorios naturais, eles acabam por ingerirem o parasita Trypanosoma cruzi
esse parasita vai direto para o tubo digestivo do barbeiro, por sua vez como ele se abriga no tubo digestivo o barbeiro elimina o parasita através de fezes. mas o problema é que o barbeiro defeca (caga) qndo ele pica. ou seja quando ele pica o homem ao mesmo tempo ele da uma cagada e joga suas fezes e o protozoario na corrente sanguinea do homem.
na corrente sanguinea do homem o parasita pode causar diverssos problemas, como, problemas cardíacos geralmente na fase mais avançada os musculos do coração ficam todos comprometidos pela infecção do parasite, pode tambem causar danos infeccção no cerebro, aumento do volume do coração entre outros.
geralmente as pessoas ficam muito tempo com a doença incubada sem saber, pois quando incubada elas nao apresentan sinais clinicos que sejam faceis de detectar a doença.
Após o período de incubação (período sem sintomas) variável, mas de não menos que uma semana, ocorre febre, ínguas por todo o corpo, inchaço do fígado e do baço e um vermelhidão no corpo semelhante a uma alergia e que dura pouco tempo. Nesta fase, nos casos mais graves, pode ocorrer inflamação do coração com alterações do eletrocardiograma e número de batimentos por minuto aumentado.

Como evitar prevenir o barbeiro:
bem gente como prevenir num tem nem o que eu explicar melhor neh??? ai eu apenas dei control C e control V desse site http://www.sucen.sp.gov.br/doencas/chagas/texto_chagas_pro1b.htm#ag_etiol
ai peguei a prevenção lá vai

Os princípios da prevenção da doença de Chagas baseiam-se fundamentalmente em medidas de controle ao barbeiro, dificultando e/ou impedindo a sua proliferação nas residências e em seus arredores. As medidas que devem ser tomadas consistem:

- Manter a casa limpa, varrer o chão, limpar atrás dos móveis e dos quadros, expor ao sol os colchões e cobertores onde costuma se esconder os barbeiros;
- Retirar ninhos de pássaros dos beirais das casas;
- Impedir a permanência de animais e aves dentro da casa. As aves não oferecem perigo, pois nunca apresentam o tripanosoma em seu organismo, mas seu sangue serve de alimento para os barbeiros;
- Construir galinheiros, paiol, tulha, chiqueiro, depósito afastados das casas e mantê-los limpos;
- Divulgar para os amigos e parentes as medidas preventivas;
- Encaminhar insetos suspeitos de serem barbeiros para o serviço de saúde mais próximo.

------FIM-------------

sera que o Brasil ganha do Uruguai e da Argentina na copa America??

Malária



A Maláia é causada por um protozoário parasita do ser humano representado pelo gênero Plasmodium.
Como sempre é a mulher que causa a desgraça, em casa quando o marido chega de uma farra querendo apenas dormim ela vem falar milhões de coisas e isso termina numa tremenda dor de cabeça além da ressaca do outro dia, é a mulher que estoura o cartão de crédito, deixa todos endividados , eitxa bixinho pra causar de desgraça viu!!!!
acaba com a sua amizade com aquela sua amiga gostosa por ciumes....eitxaaaa =/.... o bicho ruim viu unfff kkkkkkkkk
E não poderia ser diferente com as fêmeas dos mosquitos do gênero Anopheles, são elas que causam toda a desgraça da doença, pois elas são as hematófagas ( que se alimentam de sangue), essas pestes são conhecidas com diverssos nomes, carapanã, mosquito-prego e por ai vai.

Vamos lá ao seu ciclo de reprodução-----------GO GO GO GO

ciclo de vida no mosquito: Enquanto os machos da espécie se alimenta apenas de nectar e seiva vegetal, as femêas precisam ingerir sangue para amadurecer seus ovos, ao picar o homem e ingerir sangue vai se dar o inicio da reprodução do mosquito , iniciando a gametogênese (formação dos gametas) nos mosquitos, o gameta fecunda o ovulo formando o zigoto, esse zigoto vai para a parede do estomâgo do mosquito, quando chega lá ele começa a sofrer meiose e milhares de mitoses, que vão dar origem as esporogonia ( ou seja vai forma um monte de esporos, "sementinhas") da esporogonia vai sair as "sementinhas" (formas infectantes) e vão circular pelo corpo do mosquito e ai qndo chega na saliva dele se ainda estiver picando o homem as "sementinhas" vão circular no homem e completar seu ciclo.
Ciclo de vida no homem: seguinte, quando chega na corrente sanguinea do homem essas "sementinhas" ( esporozoítos) chegam ao fígado, lá elas vao sofrer reprodução assexuada, vao se reproduzir e repuduzir e reproduir ¹²³ e entao quando elas explodirem a celula que elas se reproduziram BUMM!!! entao esses esporozoítos ( plasmódios) que agoram estao em enorme quantidade vão infectar as Hemácias, e na hemácia vão se reproduzir assexuadamente denovo....AFFFF oh bichinho repetitivo hein??? já cansou neh?? eu também mas ja ta quase acabando.
entao a hemácia infectada passa a ser chamada de merozoítos e entao os merozoítos mais um monte de toxina que será lançada na corrente sanguinea vão começar a causar os primeiros sintomas da doença.

esqueminha aew do ciclo reprodutivo
fonte da imagem: http://www.expoente.com.br/professores/borges/mal%E1ria%20ciclo.jpg

Período de incubação: geralmente 15 dias
malaria foi chato fazer ¬¬ to com sono

-------------------FIM -------------------

REPRODUÇÃO DO HIV


O ciclo de reprodução do HIV

Primeiramente queria só lembra-los que a vida vale mais do que um prazer, prvina-se do HIV até agora não tem cura essa doença , não é uma doença como a gripe que agente diz: ah besteira toma um remedio e passa, mas também queria lembra que existem prazeres que faz com que faz com que nossa vida tenha valido a pena, não vou dizer o que se deve ou não todos estão cansados desse blá blá blá, então faça o que axar que deve ser feito Somos refems das nossas emoções, controle-as e se liberte.

O HIV é um retrovirus, que infecta especialmente as celulas de linfócitos T auxiliadores. Esse ataque é feito de uma forma elaborada, as celulasde linfócitos T possuem em suas mebranas um tipo de "braços" (proteínas) que serve para elas escostarem em outras celulas que possuem "braços" (proteínas) que tem afinade com a celula para se comunicar.
O HIV que é envelopado, possue no seu envelope "braços" que tem o "cumprimento secreto" para se indentificar com as celulas de linfócitos T, ou seja a famosa relção chave fechadura. Entaum ao entrar em contato com os linfócito T esse dá o passe livre para o virus, que então libera o seu capisídeo ( região que proteje o RNA do HIV) no citoplasma da celula infectada, entao as enzimas da celula destroi o capisídeo e entao o RNA do HIV mais a Transcriptase reverssa( proteína que se encontra dentro do capisídeo e é responsável pela transformaçao do RNA em Dna do Virus) que faz o Rna do virus virá DNA, então o Dna migra para o núcleo, no nucleo agora conterá informações para produzir novos virus, logo haverá formação do dna de hiv , formação de um novo capisídeo que depois de pronto sai da celula e arranca um pedaço de sua membrana assim ele infecta com maior facilidade outras celuluas =/ triste neh??

um esquema rapido com um resuminho do ciclo

fonte do desenho : http://www.scielo.br/img/fbpe/qn/v25n6b/13127f2.gif

FIM --------

sempre é recomendavel pesquisar em outros sites, não se limite apenas á 1

Ciclo Reprodutivo do Bacteriófago


Bom o cliclo reprodutivo do bacteriófago é bem simples e rapido , então vamos lá

Bacteriófagos são VÍRUS!!!!! que INFECTAM BACTERIAS!!!!. obs: jamais esquecer isso ok?

O cilclo de reprodução do Bacteriófagos pode ser o ciclto lítico ou ciclo lisogênico

CICLO LÍTICO:
Olhem a figura que está aqui no canto superio esquerdo, esses "negoços" marrons que parecem umas perninhas de aranha são fibras protéicas, que serve para agarram o vírus na superficie da celula ( sabe aquelas maquinas que você coloca uma moeda e tentar agarrar um brinde com um gancho? pronto funciona do mesmo jeito essas perinhas).
Entao depois que essas perninhas seguram firme na superficie bacteriana, e então o DNA ou RNA ( a parte en anarelo da figura) que esta dentro da capsula ( a cabeça da figura) na celula bacteriana.

Então o DNA do vírus vai se unir ao DNA da celula, entao com essas informações novas, a bacteria começa a produzir enzimas que multiplique o DNA do vírus e que em alguns casos inibi o metabolismo do cromossomo da bacteria. Então já deu pra perceber o que vem pela frente né? Exatamente como você pensou veja se num foi isso......
Como uma grande industria o DNA produz uma linha de montagem, faz com que a bacteria produza mais Dna viral, entao que ela faça as perninhas (caldas do virus) o corpo, a capsula ( a cabeça) e daí entaum eh como um quebra cabeça , as pernas se unem ao corpo, o Dna que a bacteria produziu a mais se une a cabeça, e a cabeça com o já COm o dna se junta ao corpo com as pernas ...... que lindo neh?? *.*
e entao ela faz isso milhões de vezes até que exista tantos novos bacteriofagos formados dentro da celula que ela não aguente mais e EXPLODE BUMMM !!!!!! ( a famosa lise) e ai entao os novos bacteriófagos procuram novas bacterias e começa tudo denovo

CICLO LISOGÊNICO:
Esse é do tipo sem grandes emoções, o bacteriófago vem e injeta o seu dna do mesmo jeito que já foi citado no cíclo Lítico.
Pronto aí quando chega o dna do vírus e se junta com a bacteria, o dna do virus não faz nada apenas fica lá e se reproduz junto com a bacteria que qndo se duplica passa para os seus descedentes o DNa do vírus junto ...
EI MAS ESPERE se você gosta é da bagaceira de detonar geral e tal, não fique triste , porque depois de muitas gerações de ciclos lisogênicos o dna do vírus sofre alguns estimulos e entao desperta e sente o poder da destruiçao nas suas veias e entao dá inicio ao ciclo litico para o terror das bacterias kkkkk *.*

OBS: os bacteriófagos além de penetrar na bacteria do jeito citado, podem tambem entrar nela com todo o capisideo e no citoplasma da bacteria o capisideo ser destruido e o dna fazer os ciclos citados. E ainda alguns virus ao sair da bacteria leva um pedaço da membrana dela e atraves desse pedaço eh que ele encosta nas outras para infecta-las

BOM é só isso sobre o Ciclo Reprodutivo dos Bacteriófagos xD